segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ninguém Sai!

Um dos principais pontos polêmicos do regime norte-coreano é o fato da população não poder viajar para outros países e também encontrar muitas barreiras para circular dentro do próprio território nacional – contribuem para isso o fato da maioria da população ter salários baixos e não possuir automóveis.

Sair do país só para estudar ou trabalhar e com uma autorização especial concedida pelo governo, o que é raríssimo de ocorrer. Assim, fica claro que a liberdade de circulação dos norte-coreanos é totalmente afetada.

Neste cenário, não são raros os casos de pessoas que tentam fugir do país, principalmente para a vizinha China, e desses alguns depois atestam perseguição religiosa.

Torcida contratada

Outro episódio inusitado do controle da Coreia do Norte aconteceu na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. A seleção norte-coreana, que jogou contra o Brasil na primeira fase do torneio, teoricamente teria que atuar sem torcida, devido ao fato da ditadura do país não permitir que seus habitantes deixem o território.

Mas o governo norte-coreano arrumou um jeito para contornar a situação: contrataram cerca de mil torcedores chineses distribuindo os ingressos recebidos gratuitamente pela FIFA em Pequim. Outro fato curioso é que a população não pode acompanhar ao vivo os jogos de sua seleção, que participava pela segunda vez de um mundial de futebol. As transmissões dos jogos ao vivo foram proibidas, e os confrontos foram apenas mostrados no dia seguinte.

Torcida contratada para torcer nos jogos da Copa do Mundo 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário