segunda-feira, 30 de abril de 2012

Controle de Informação


O controle realizado pelo governo da Coréia do Norte das informações, tanto das que chegam quanto das que saem do país, é extremamente rígido. Em 2008, o “Repórteres sem Fronteiras”, organização não governamental internacional cujo objetivo declarado é defender a liberdade de imprensa no mundo, classificou o ambiente de mídia da Coréia do Norte como segundo pior do mundo (posição 172º no ranking de 173 países), atrás apenas da Eritreia, pequeno país africano.

A mídia norte-coreana apoia o culto à personalidade do grande líder, até dezembro Kim Jong-il (que faleceu em dezembro de 20110, e agora de seu filho, relatando as atividades diárias. Apenas notícias que favoreçam o regime são permitidas, enquanto notícias que cubram as mazelas do país, como problemas políticos e econômicos, ou que critiquem o regime, não são permitidas.  O principal fornecedor de notícias à mídia na RDPC é a Agência Central de Notícias da Coreia. Todos jornais e revistas são publicados em Pyongyang, capital do país.

Este controle de informações do regime norte-coreano é favorecido principalmente devido a infraestrutura de comunicação extramente limitada do país (entenda essa limitação sendo proposital) . A infraestrutura de comunicação norte-coreana será apresentada no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário