quarta-feira, 2 de maio de 2012

ISTO É IMORAL!


Após todos os textos publicado até aqui no blog, a conclusão que se pretende demonstrar é que o controle realizado pelo governo da Coréia do Norte é imoral. A ditadura norte-coreana imposta aos seus cidadãos fere os Direitos Humanos, principalmente em relação às liberdades individuais.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos*, proclamada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, tem como “ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efetivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição”.

O regime imposto pelo governo norte-coreano é considerado imoral pela ONU, tanto que em 2005 o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos reconheceu com um relatório oficial as violações generalizadas dos direitos humanos que ocorrem regularmente na Coreia do Norte. (O texto do relatório traduzido em português pode ser visto no link: http://human-pixels.blogspot.com.br/2009/09/tes.html)

Entre as violações mencionadas vale destacar tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, castigos e execuções públicas; existência de um grande número de campos de prisioneiros e a ampla utilização do trabalho forçado; proibição ao acesso de todos à informação e contínuas violações aos direitos humanos e liberdades fundamentais das mulheres.

Os norte-coreanos também não possuem liberdade de circulação, liberdade de culto e liberdade de expressão. Por mais que se argumente que muitas das pessoas realmente gostam e apoiam seu regime, e possuam sim uma admiração pelo grande líder, não podemos considerar moral o regime norte-coreano, que praticamente venda seus cidadãos das verdades e de escolhas e utiliza seus cidadãos como marionetes para fortificar o regime político do país.

* A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa pode ser vista no link: http://www.oas.org/dil/port/1948%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos%20Humanos.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário